
"Dia de Ensaio" com a jovem bailarina Natália Estevam
A ideia para essa matéria surgiu quando comecei a observar o nível técnico das meninas que se preparam para grandes festivais e que buscam uma oportunidade de dançar profissionalmente e ingressar numa companhia internacional.

Isso me incentivou a conhecer o trabalho da Natália, que aspira a carreira de bailarina em uma grande companhia de dança. Um trabalho árduo, técnico e de muita responsabilidade por parte da bailarina e de seu maitre.
Ela é uma adolescente de 13 anos, e como todas as outras meninas, leva uma rotina não só de estudos, lazer, família e amigos, mas também de aulas, ensaios e viagens para festivais. O diferencial entre meninas da idade dela, é a busca determinada de uma carreira muito peculiar e ao mesmo tempo tão difícil de ser alcançada. Isso devido a tantos talentos que as escolas de dança brasileiras têm formado.
COMO SE PREPARAR PARA UM FESTIVAL?
- 1. Escolha da Variação que mais se adequa a bailarina no aspecto técnico e emocional.
- 2. Vencer as dificuldades da variação.
- 3. Muitas aulas e ensaios.
- 4. Figurino e sapatilha adequados para a coreografia.
- 5. Musicalidade.
O profissional responsável pelo desenvolvimento da bailarina e da variação escolhida deve conhecer as habilidades técnicas dela e observar diariamente seu comportamento emocional, para que o ballet escolhido seja adequado para estudo. E com muitas aulas diárias e ensaios extras, as dificuldades técnicas da variação e o entendimento musical, como tempo e ritmo, são superados e dominados.
Atingi-se assim a qualidade necessária e exigida para a apresentação.
Lembrando que a sapatilha escolhida deve proporcionar à bailarina uma mobilidade confortável, facilitando desta forma os seus movimentos. E o figurino deve estar de acordo com o tema proposto.
SAIBA MAIS SOBRE A NATÁLIA ()Como bailarina e professora de ballet clássico, sei que são muitas as dificuldades para atingir uma carreira de sucesso na dança. Com o acompanhamento de um bom profissional, e determinação diária, é possível atingir esse propósito e ingressar na tão almejada companhia profissional.
Não desista quando aparecerem os obstáculos - eles sempre existirão. A cada desafio vencido, mais perto você estará do seu objetivo: - tornar-se um profissional da dança. E quando conquistado, te proporcionará muitas realizações!
VR360
VR360
Natália Estevam
Idade • 13 anos
Escola de Dança Marian Guimarães
FOTOS
AGRADECIMENTOS
Sobre a Natália...

Gostaria muito que o ballet fosse mais reconhecido e tivesse apoio para nos ajudar a conquistar nosso sonho. Sei que nesse mundo da dança há muita concorrência, e não é nada fácil. Já presenciei algumas coisas desagradáveis, mas que não me fez desistir. Muito pelo contrário, me fez crescer ainda mais e entender que nem tudo na vida é fácil. Temos que correr atrás do nosso sonho. Conquistar tudo com muita calma e honestidade.
A Natália iniciou seus estudos de ballet aos 4 anos de idade, na Escola de Dança Marian Guimarães em Caçapava, SP.
Em 2012, aos 10 anos, participou de uma audição para o Miami City Ballet e conquistou uma bolsa para o Summer Course de 2 semanas (julho/2013), onde se aperfeiçoou nos 15 dias de aulas intensas. Se destacou e foi convidada para participar do curso em 2014, que infelizmente não pode ir.
Em 2015 participou de outra seletiva para a mesma escola e conquistou, novamente, uma bolsa de estudos para o Summer Course, mas não pode participar devido a falta de capital necessário, pois as despesas envolvidas eram muita altas.
Desde então vem participando de vários festivais importantes se destacando pelo seu talento e seu físico apropriado para o ballet clássico. Tem sido elogiada por vários jurados de renome na dança, e vem conquistando premiações entre os primeiros e segundos lugares.
Em Julho de 2016 participou do Passo de Arte na cidade de Indaiatuba, SP, e foi escolhida para a seletiva do YAGP que aconteceu em setembro deste mesmo ano. Mas infelizmente não foi classificada.
Em agosto de 2016 participou do XX New Fest Dance de Campos do Jordão, e conquistou o 1° lugar na categoria Junior II Solo de Repertório com a Variação Princesa Florine.
Natália, com sua pouca idade, mas com muita determinação, continua seu trabalho diário pela conquista do seu sonho...