O ballet, praticado à partir dos 7 anos, é uma atividade estimuladora das potencialidades naturais da criança!
- desenvolve e fortalece o tônus muscular
- desenvolve disciplina
- desenvolve o movimento cinético
- correção da postura
- musicalidade
- criação temática dirigida (socialização)
- iniciação do trabalho de pontas
- introdução a história da dança
- expressividade e graciosidade
SOBRE O BALLET CLÁSSICO
O Ballet Clássico auxilia no despertar de um corpo livre que é capaz de responder e agir expressivamente diante das novas experiências, compreendendo e assimilando as diversas atividades no decorrer do processo educacional:
Ballet Segundo Grau
À PARTIR DE 8 ANOS
Treinamento da memória muscular, postura, estruturação espacial, técnica e expressividade.
As aulas deixam de ser lúdicas. As crianças começam a desenvolver os movimentos do ballet através de exercícios elaborados e técnicos, levando ao fortalecimento da musculatura e das articulações. Isso é executado através de exercícios de alongamento, barra e centro (específicos do ballet), dando continuidade aos exercícios realizados no ano anterior.
Esses exercícios são contínuos e vão se aperfeiçoando de acordo com o nível de elaboração. Assim desenvolve-se o máximo da habilidade muscular e do movimento cinético no espaço (linhas espaciais - diagonal, lateral, e circular), dando início aos exercícios de giros.
As aulas teóricas sobre os fundamentos da dança e as aulas práticas passam a ser avaliadas em exames semestrais.
Ballet Terceiro Grau
APÓS CONCLUSÃO DO BALLET 2°GRAU
Treinamento da memória muscular, musicalidade, criação dirigida e desenvolvimento do tônus muscular.
Nesse período é iniciado o trabalho de tônus para o segmento das aulas de pontas após um desenvolvimento minucioso de postura realizado nos 2 primeiros anos - articular e muscular, equilíbrio e harmonia.
As crianças começam a desenvolver os movimentos do ballet através de exercícios elaborados e técnicos, levando ao fortalecimento da musculatura e das articulações. Isso é executado através de exercícios de alongamento, barra e centro (específicos do ballet), dando continuidade aos exercícios realizados nos anos anteriores.
Esses exercícios são contínuos e vão se aperfeiçoando de acordo com o nível de elaboração. Assim desenvolve-se o máximo da habilidade muscular e do movimento cinético no espaço (linhas espaciais - diagonal, lateral, e circular).
Inicia-se o estudo da história da dança.
Ballet Quarto Grau
APÓS CONCLUSÃO DO BALLET 3°GRAU
Treinamento da memória muscular, início de estudo de repertórios clássicos, musicalidade e trabalho de pré-pontas.
Um dos objetivos do ballet neste grau técnico - precisamente aos 10 anos - não é apenas acrescentar algo a mais ao aluno, mas sim aproveitar e aprimorar o que nele já existe.
Todo o trabalho neste período consiste no alongamento e fortalecimento muscular e nas articulações. Necessário para as aulas de pontas que se tornam mais elaboradas ao longo dos próximos anos.
As aulas passam a ter uma carga horária maior para que esses exercícios possam ser memorizados pelo corpo e para que o treinamento da musculatura seja potencializado.